<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

2080 

As cidades Europeias em 2080: uma aproximação ao Equador.

A previsão de temperatura (conforme a Latitude e Longitude) das cidades Europeias, num futuro entre 2080 e 2100, pode ser observada nos seguintes mapas:




As cores representam a temperatura média actual.
Dois diferentes modelos de previsão.



E esta, hein?



Fontes: ARPEGE - CNRM (1º e 3º) [FR], Hadley Climate Regional Model - HadRM3H (2º) [UK]


quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Isto sou eu daqui a umas semanas. 


ganhei a bolsa de acordeão da PédeXumbo. shiu.

domingo, 23 de setembro de 2007

Computadores contra o Ensino 

Nuno Crato - Única, Expresso nº 1821

"Há uma corrente pedagógica que se fascina com a tecnoligia e acha que calculadoras, quadros interactivos e computadores são a solução para os problemas do ensino. Um exemplo dos danos causados por essa corrente foi a promoção das calculadoras em detrimento do cálculo mental. O problema, como é óbvio, não está na tenologia mas na maneira como ela é utilizada.
O deslumbre provinciano pela modernidade, no entanto, esquece esta verdade simples. E não querer aprender com os erros dos outros. Estudos vários (v., e.g., Educ. Studies in Math., 56, p. 119) apontam para o abuso das calculadoras como um dos factores de inssucesso escolar. E, nos EUA, país que há uma década promoveu a generalização dos computadores portáteis nas escolas, assiste-se neste momento a uma marcha atrás acelerada. Vale a pena, por exemplo, ler o informativo artigo «Seeing no progress, some schools drop laptops», publicado no «New York Times» em 4/5/07 e acessível gratuitamente pela Internet. Directores de escolas, professore e pais classificam a generalização dos computadores nas salas de aula como uma «distracção para o processo educativo». Um estudo do IES (NCEE 2007-4005) não encontrou melhorias nas aprendizagens de matemática e das línguas devidas ao uso de computadores. E o grande mentor da introdução de portáteis nas escolas, Mark Warschauer, professor e autor de «Laptops and Literacy», viu-se recentemente obrigado a confessar que, «quando se trata de elevar os jovens aos patamares fundamentais, talvez os portáteis não sejam o caminho».
É bom usar computadores, mas é perigoso deslumbrarmo-nos e julgar que eles vão resolver os problemas básicos do ensino."


Achei este artigo interessante, numa altura em que não se fala de outra coisa nas escolas portuguesas...

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

"Praxes" 

A recepção ao "caloiro/bicho" é das coisas mais sem sentido que há no Ensino Superior.
Qual é o objectivo de morcegos frustrados humilharem o pessoal, em tom de grande superioridade? Não percebo como é que isso pode ter o nome de integração.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Um título só para não deixar passar em branco 

Estou de volta!
É tempo de fazer obras em "casa".

Vou voltando para ver como correm.

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com