<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, 26 de junho de 2006

Bora lá pessoal! 


sexta-feira, 16 de junho de 2006

Rosa Moelex, a 6 de Fevereiro de 1991 


-Então Rosa, contaste lá na escola o que fizeste no trabalho da mãe?
-Contei à Rita que fiz quadrados"
-Ó Rosa, mas tu nao fizeste quadrados!"
-Pois não, mas ela não estava lá para ver."

sábado, 3 de junho de 2006

HCESAROPZ 

letras hcesar



Experimenta escrever a palavra QWERTY no teu teclado... obviamente que é bem mais fácil que escrever HCESAR.

QWERTY
AZERT
HCESAR
DVORAK

Estamos a falar de disposições de letras de teclados, originalmente de máquinas de escrever. Estas designações corrspondem às 6 primeiras letras dos teclados.




QWERTY - A mais utilizada em todo o ocidente, principalmente em teclados de computador. O design foi patenteado por Christopher Sholes em 1868 e vendido à Remington em 1873, quando foi visto pela primeira vez em máquinas de escrever. Adaptado para a escrita Anglo-Saxónica. Curiosamente, o palavra "typewriter" pode ser escrita utilizando-se apenas as letras contidas na linha superior do teclado.

qwerty



AZERT - Muito comum nas máquinas de escrever europeias. Esta disposição foi criada para ser utilizada em França e na Bélgica, por simplificar e reduzir o esforço de escrever vocábulos de origem francesa. Muitos jornalistas e tradutores ainda utilizam o AZERT por ser mais rápido e práctico para linguas latinas. Eu própria tenho uma máquina de escrever AZERT.

azert




HCESAR - Uma "mania" portuguesa. Salazar achou que a Nação Portuguesa devia ter teclado próprio. Assim nasceu o HCESAR criado por decreto lei 27:868, de 21 de Julho de 1937, que obrigou a que todas as máquinas de escrever fabricadas em portugal tivessem esta disposição de teclado. Para a língua portuguesa este teclado é uma obra prima. As mãos quase não precisam de mexer.

hcesar



DVORAK - O teclado ergonómico e ortopédico. Criado pelos designers August Dvorak e William Dealey em 1920 e 1930 como uma alternativa para o mais comum QWERTY. Foi desenvolvido com preocupações ergonómicas nomeadamente de colocação das letras mais utilizadas em zonas mais acessíveis e uma maior alternância entre a distribuição de letras pelas mãos para uma escrita mais rápida (alternância entre vogais, do lado esquerdo, e consoantes, do lado direito). Com este Teclado Simplificado Dvorak, uma pessoa esforça-se 20 vezes menos do que se estivesse digitando num teclado QWERTY

dvorak





Claro que para além destes ainda há as disposições gregas, russas, chinesas, japonesas, hebraicas, etc...

chinesahebraica



A vida em HCESAR é mais rica de sentido do que a vida em AZERT - Alexandre O'Neill

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com