<$BlogRSDURL$>

terça-feira, 29 de março de 2005

"tenho medo, não tenho força, não posso lutar, o meu pai está em Paris" 

J.S.M - Mas é estranho que as pessoas crescidas, que já são capazes de ir sozinhas à Indochina ou ao Pólo Norte, como dizia há pouco, não são no entanto capazes de estar sozinhas quase nunca, de estar verdadeiramente sozinhas, de estar sós diante da sua própria vida interior. E é disso mesmo, creio eu, dessa mesma incapacidade, dessa mesma recusa, que se alimenta esta febre do consumo, das compras, dos gastos inúteis, dos almoços e dos jantares e das reuniões, deste vai-vem sem sentido em que tanta gente se consome e consome as suas vidas, desta estranha azáfama que não tem,talves, outro nexo que não sej o medo imenso que as pessoas têm de se encontrarem sós perante o seu mundo interior. E é um medo que toda a gente conhece, creio eu.
J.S - Eu creio que, de facto, é uma doença inevitável e incurável para todos nós. Para uns mais do que para outros.
(...)
João dos Santos Eu agora quero-me ir embora
Conversas com João Sousa Monteiro

sexta-feira, 18 de março de 2005

Celebração da Páscoa 

Vai haver celebração da Páscoa no sábado, dia 19 de Março, pelas 11h30 na Capela do Rato. Vá lá... nem é assim tão cedo!
Depois está previsto um piquenique de equipa (convém trazer almoço para partilhar) no jardim da Amália, por cima do Parque Eduardo VII perto do Linha d'água.
Apareçam!

terça-feira, 15 de março de 2005

Jantar na Sede 

Ao que parece, fomos convidadas/dos para um jantar partilhado na sede, amanhã (4ª) às 19h30. Acho que é porque (para além do convívio) vai lá uma senhora da AMI falar de programas de voluntariado, no seguimento das reuniões das Çuspirosas. As Claras em Castelo ficaram de levar as batatas fritas para o dito jantar. Confirmem aqui!

domingo, 13 de março de 2005

"Os Sonhadores" 

Foi o filme que vi esta tarde com a minha prima e a Joana Pinheiro. A pedido dela, alugámos o filme na blockbuster e viemos ver para minha casa. Que filme tão forte!!! soft porno tinha a Joana dito!! Imaginem, Maio 68, em Paris, um americano e um casal de gémeos, todos abusadamente cinéfilos, encontram-se e ficam um mês em casa dos gémeos, que não têm os pais em casa! Os dois gémeos tinhas costumes completamente estranhos... um filme bastante psicológico e forte!
Beijos de princípio de semana:)

sexta-feira, 11 de março de 2005

O Rei, o Sábio e o Bobo 


A prestação do budista

[...]
Nesse preciso momento, o monge quebrou o silêncio, e afirmou numa voz serena:
-O ensinamento do Buda não se reduz a uma filosofia, nem a uma religião ou um sistema ético.Trata-se sobertudo de uma prática; ao contrário de uma religião, o budismo não exige fé ou um acto de adoração, mas convida a um trabalho sobre si próprio; mais que um sistema ético, trata-se de uma forma de libertação. O budismo é o caminho que leva à iluminação, ao conhecimento da verdadeira natureza dos seres e das coisas, à libertação radical do sofrimento. Àqueles que procuravam a verdade Buda dizia: «Não se fiem nos boatos, da tradição, na autoridade dos textos religiosos, nas suposições, na simples lógica, naquilo que diz o asceta. Mas, se aos vossos olhos essas coisas forem imorais, essas coisas forem más, essas coisas forem criticadas pelos sábios, se essas coisas condizirem à ruina e ao sofrimento, nesse caso recusem-nas. Se aos vossos olhos essas coisas não forem criticáveis, se essas coisas forem louvadas pelos sábios, se essas coisas conduzirem ao bem-estar e à felicidade, nesse caso pratiquem-nas.»
Como o público parecia desconcertado, o budista enunciou verdades mais acessíveis:
- O Dalai-Lama afirmou: «Os mesmos ideais de amor estão na origem das principais religiões do mundo. O Buda, Cristo, Confúcio, Zaratustra, falaram sobretudo de amor. O hinduísmo, o islamismo, o jainismo, o judaísmo, a lei sikh, o tauísmo, perseguem todos o mesmo objectivo. Todas as prácticas espirituais têm por objectivo o progresso benéfico da humanidade.» Posto isto, é bom estarmos reunidos para descobrir as nossas respectivas religiões. Açoka, célebre rei budista da Índia que renunciou a qualquer conquista militar depois de ter tomado consciência dos horrores da guerra, mandou gravar numa rocha a seguinte inscrição: «Não devemos honrar apenas a nossa religião condenando as outras, mas honrar também as outras religiões por um ou outro motivo. Agindo deste modo, ajudamos a engrandecer a nossa religião e prestamos serviço às outras Agindo de outro modo, cavamos a sepultura da nossa religião e prejudicamos as outras. Todo aquele que honra a sua religião e condena as outras fá-lo, bem entendido, por devoção à sua religião, pensando: Vou glorificar a minha religião. Mas, pelo contrário, ao agir deste modo prejudica seriamente a sua religião. Assim, busquemos a concórdia: escutem e mostrem vontade de escutar as doutrinas das outras religiões.» Por conseguinte, uma sociedade budista é aquela onde todas as religiões e opiniões dão respeitadas. É o que desejo, Majestade, para o vosso país.
Alain Tannier gostara de ouvir aquele discurso. Mas não pôde impedir-se de pensar na distância que separa o ideal do real. Muitos países de tradição budista não revelam tanta abertura de espírito. Seja na Birmânia, no Tibete - já muito antes da ocupação chinesa - , ou mesmo no Sri Lanka, os monges são, ou foram por vezes, muito reticentes à presença de outras comunidades religiosas no seu país. «Esta resistência ao outro», consolou-se o filósofo, «é, apesar de tudo, bem mais visível nas outras tradições religiosas.»

[...]

- Um dia, um samurai perguntou a mestre zen Hakuin: «O Inferno existe? E o paraíso? Se existe, onde ficam as suas portas? E como podemos lá entrar?» Este samurai era um homem simples. Não se confundia com filosifias e só queria saber como entrar no Céu e evitar o Inferno. Para responder, Hakuin utilizou uma linguagem que só o samurai compreendia. «Quem és?», perguntou-lhe. «Sou um samurai», respondeu o homem. No Japão, os samurais são guerreiros perfeitos que não hesitam um segundo em pôr em risco a sua vida se tal for necessário. «Sou o primeiro dos samurais», prosseguiu com orgulho o visitante. «Até o Imperador me respeita.» «Tu, um samurai?», troçou Hakuin. «Tens mais ar de um miserável intrujão.» Atingido no seu amor-próprio, o samurai esqueceu o motivo da sua visita e empunhou a espada. «Eis uma porta», disse Hakuin sorrindo. «A espada, a fúria, a vaidade, o egocentrismo são as portas do Inferno.» O samurai compreendeu a lição e embainhou de novo a espada. «E eis a outra porta, a do paraíso...», comentou Hakuin.

quinta-feira, 10 de março de 2005


Day after day alone on the hill,
The man with the foolish grin is keeping perfectly still,
But nobody wants to know him,
They can see that he’s just a fool,
And he never gives an answer,
But the fool on the hill
Sees the sun going down,
And the eyes in his head,
See the world spinning around.

Well on his way his head in a cloud,
The man of a thousand voices talking percetly loud
But nobody ever hears him,
Or the sound he appears to make,
And he never seems to notice,
But the fool on the hill . . .
Nobody seems to like him
They can tell what he wants to do.
And he never shows his feelings,
But the fool on the hill . . .


Hoje apetece-me sair e voltar a entrar. Ir ao outro lado do mundo e voltar. Ir à Lua...

quarta-feira, 9 de março de 2005

REUNIÃO!! 

Meninas e menino??
Como é???A reunião?? É em que dia??? Precisamos de combinar!!!
Beijao grande de saudades!

cinema cinema cinema 


Fui ontem ver o grande vencedor dos Óscares 2005, "million dollar baby". Já me tinham aconselhado bué a dizer que era muito bom, mas só vendo é que se percebe. Gostei muito do filme, da história, dos actores, dos cenários, ... mas mesmo assim não achei que mercesse o oscar de melhor filme. Achei a 2a parte (o final) demasiado longo. Fora isso é um filme cheio de emoção! :)
Outro que fui ver foi "os coristas". Um filme onde reina a música! Les Petit actores também vão muito bem, e a cor amarelada e o guarda-roupa estão óptimos! Quero ver se arranjo a banda sonora. Sim, e não se compara nada à interpretação da Byonce no espestáculo da academia.
"O aviador" fui vê-lo com o meu avô. Ele adorou o filme, havia muita coisa da época dele que se lebrava perfeitamente! Principalmente os nomes e o filme "Hells ...". Eu achei que estava muito comprido (mesmo à Scorscese) e que não mercia aquelas nomeações todas, mas enfim.
Vi finalmente a "cidade de deus". Um filme excelente!! Adorei. Muito forte, mas muito bom. E acima de tudo, estava uma coisa bem feita! (acho que eles vêm cá, não é lara? podia ser uma boa coisa para fazermos, ainda no tema da violência)
Entretanto vi no outro dia na tv aquele filme que a lara falou, o Fahrenheit 451. Gostei muito da história, o resto nem por isso.

Nestes últimos tempos tenho 'perseguido' o John Cleese. Espectacular! Os filmes do "um peixe chamado wanda", "criaturas ferozes", e as séries "monthy phyton" e "fawlty towers" são de chorar (mesmo chorar) a rir! Principalmente as séries. Agora quero ver se vou a um cilclo de filmes de Monthy dias 12 e 26 de março.


terça-feira, 8 de março de 2005

PARABENS JOANINHA! 

tanti auguri a te! tem um dia muito muito especial, repleto de coisas boas e alegres.

desculpem ainda nao ter escrito o que queria escrever, mas vem em breve.
um beijinho enormesco!

quarta-feira, 2 de março de 2005

Chiça Penico 

Quanto à ideia das reuniões em horário pós-jantar, não sei se sou compativel com a ideia. 2ªs e 3ªs tenho teatro das 20:30 às 24, 5ª tenho jantar com o meu pai às 19:45, e sexta regra geral tb n há mto tempo. o que só me deixa com 4ª, dia em q vou ao kung fu às 20:30 quando já sei que não poderei ir no sábado :(

Outro assunto entre mãos para as claras e o castelo que vamos ao enses é que é suposto apresentarmos qualquer coisa, para demonstrar o trabalho que temos realizado nos últimos tempos. Visto a quantidade de trabalho realizado nos últimos tempos não ser exactamente extraordinária, penso que temos um problema. A catarina propôs o hino. Teriamos de ensaiá-lo, algo que tambem me parece dificil, sendo a partida ser daqui a menos de 48h... Propostas?

Parabens por todas as vitórias, Joana ;)

Beijos para todas, Castelo

terça-feira, 1 de março de 2005

Esquecimento... 

Ah...é verdade! Para além de ter passado no exame do British, já sei que passei a todas as cadeiras do primeiro semestre e na sexta feira fui fazer exame de código e passei com 0 respostas erradas:):) No domingo fiz um ano de namoro com o Pedro:)
Há épocas assim...tudo corre bem! :)

REUNIÕES! 

Meninas e menino!! Hoje falei com a nossa querida Maria Sa7i de quem eu tinha tantas saudades:):) e ela falou-me no problema do horário das reuniões... Parece que vamos ter que alterar... eu e ela temos uma sugestão. Que tal ser depois do jantar? Podíamos até jantar (jantar partilhado na sede parece-me boa ideia!) e assim que acabássemos seria hora de reunião. A uma terça parece-vos bem?Aceito sugestões:)!
Beijos grandes:)

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com