<$BlogRSDURL$>

terça-feira, 30 de novembro de 2004

deambular 

Estou aqui a navegar na internet e a sacar quadradinhos de banda desenhada enquanto, finalmente, ouiço o meu radioio. Não sei porquê mas houve uma palavra nesta frase que não me souo lá muito bem... e vão duas!

"carne da minha carne! sangue do meu sangue! OSSO DO MEU OSSO! OUVES?? osso."


Então... ao que parece vou ter a minha primeira votação oficial poucos dias depois de me tornar maior de idade!



segunda-feira, 29 de novembro de 2004

Questionário sobre drogas e toxicodependência 

Pessoal, toca a responder a este questionário online sobre a evolução da toxicodependência nos últimos 10 anos em Portugal

www.drogas.pt/avaliacao

É confidencial, contrubiu para futuras decisões neste campo, e leva só uns minutinhos a responder. A tua opinião conta!

LISTA DE FILMES 

Aqui vai, a pedido de muitas famílias, a lista de filmes a ver!!
- Laranja mecânica
- Farenheit "qualquer coisa"
- Farenheit 9/11
- Bowling for Columbine
- Cidade de Deus
- Blade Runner
- América Proibida
- Felicidade
- Seven
Beijossssss

Violência no rés-do-chao esquerdo 


Na madrugada de ontem, das 2.15 às 3.30, um homem entra no meu prédio aos berros e a mandar potapés contra tudo. É claro que eu, como durmo exactamente a 10 cm do hall de entrada do prédio, acordei logo assustada.
Então não é que o homem é marido da minha vizinha, e que os seus pertences foram postos à porta de casa?
É muita estranho... estou farta de cumprimentá-la, "bom dia" "boa noite" olá como está?", e nunca me passou pela cabeça nada da vida dela, tipo, não fazia a mínima que era casada com um ex-toxicodependente com tendências alcoólicas, e que o seu ex-namorado era drogado e passava a vida a roubar coisas lá de casa... Sim, porque enquanto os dois berravam com distância de uma porta de madeira, lá iam contando a vida toda um do outro. É mesmo muita esquesito, não fazia mesmo a menor ideia do que era a vida de alguém que mora mesmo ao meu lado. E sinceramente preferia não saber.
Mas continuando, eu já estava farta da gritaria, estava assustada porque o homem até deu um encontrão à minha porta e esteve imenso tempo a bater a cabeça na minha parede, e queria dormir! Pensei em chamar a polícia, mas quando peço ao meu pai (que estava completamente a leste daquilo tudo, a tocar guitarra com alscutadores), entram dois agentes da lei. "É que a minha queria mulher, num belo dia de chuva, quis ir passear para a charneca da caparica para casa da prima, e lé nem me deu um abraço ou um beijinho, ignorou-me completamente!". Lá pedem ao homem para se acalmar e para abandonar o local. É claro que passados 2 minutos da polícia se ir embora, ele volta a entrar emn cena. Então agora era ele a dizer de 2 em 2 minutos "Oh Anabela, pela última vez, não me vais abrir a porta, pois não? É que nunca mais me vais ver e eu faço a tua vida negra!", "Belinha, abre lá a porta... eu não te faço mal! Tás com medo que eu te dê uma sova?" "Ou abres a porta ou eu arrebento com esta merda, que eu quero falar contigo no quarto!". Quem diz isso é mesmo porque já está habituado a bater na mulher. Às tantas confessou que estava 'injectado' e que não era só o Toni que roubava, que ele também já tinha roubado umas coisas. Eu e a minha irmã a esta hora já parecia que estávamos a assistir a uma telenovela radiofónica.
"Oh Nando, cala-te e vai-te embora, amanhã falamos quando estiveres mais calmo". Bem, o gajo passou-se completamente, e agora até atirava os tapetes de limapr os sapatos ao ar e contra as caixas do correio. A polícia apareceu novamente, e aí foi porrada e guinchos até dizer chega. Fez bué impressão a quantidade de porrada que o homem levou... ouvia-se tudo. Isto é pura violência, em todos os sentidos!
Foi levado para a esquadra, e hoje anda aí sempre a entrar e a tocar a todas as campaínhas... vamos lá ver como é que vou sair de casa para ir para as aulas.
A minha zona está-se a tornar cada vez pior. =(

sugestões 

Ois!
Hoje vou ter mais um teste de álgebra linear... espero que seja desta!
E se se publicasse aqui aquela lista de filmes? Até para se nos lembrar-mos de mais algum, basta acrescentar! Já agora, joaninha, explica aí como é que é na 5a.
Lara também podias por as horas e o local do lançamento dos teus ivros ;)
Bem, vou pegar na caixa de ferramentas e desmontar mais umas peças do meu telescópio... hoje ainda vou desenhar mais umas pecinhas :)
Beijinhos para as claras e para o castelo



domingo, 28 de novembro de 2004

oi oi oi! 

hallo!!
Primeiro que tudo,tou triste! Não consegui mandar uma mensagem de parabéns à Maria,e não sei bem porquê fiquei sem dinheiro ao tentar!!Falhava sempre:( BEIJINHOS GRANDES MARIAAAAAA!! =))
oh...já estou a ficar com medo do filme meninas! Deve ser muito violento para mim!! :(
Lol !! Este fim de semana não fiz rigorosamente nada!! Estive a descansar,soube tão bemmm....bem,agora tenho que ir fazer alguma coisa pela vida!! Beijos grandes***

Depois da nossa reunião tão boa, cheguei a casa mais animada! Afinal o dia não tinha sido tão mau e os 10 euros continuavam no meu bolso... Fui logo ter com o meu avô para lhe propôr a sessão de cinema na próxima semana. Qual não é o meu espanto quando ao falar no nome do filme "A Laranja Mecânica", o meu avô torce o nariz, e a minha avó fica a remecher-se na cadeira, com um ar bastante incomodado! Ao que parece não são grandes apreciadores de Stanley Kubrick, talvês pelo escandalo que fizeram na sua época, ou pelo filme "Eyes Wide Shut" que o meu tio os pôs a ver sem ter realmente consciencia do que fazia!
Enfim... acho que vamos ter de ir ver o filme a casa de outra pessoa.
Mas claro que não é tudo mau, podemos sempre ir ver outro filme a casa dos meus avós, eles prontificaram-se a abrir a casa, desde que não seja para ver imoralidades!!!
Lara, ficas então encarregue de arranjar o filme! E fica mesmo combinado para 5ª, agora ainda estou com mais vontade de ver o filme...

Muitos beijinhos da maria



quinta-feira, 25 de novembro de 2004

30 horas no hospital 


Noite de domingo para segunda. Não dormi nada, as dores e os vómitos eram mais que muitos. Ás 7 da manhã lá telefonei ao paizinho para ir comigo às urgências do hospital de S. José. Não demorei muito a ser atendida, ainda estava pouca gente. Depois de a médica me fazer o inquérito completo, lá me esteve a mexer ma barriga, espetou-me uma coisa no braço (horrível!) que eu só iria tirar 30 horas mais tarde, e mandou.me fazer umas análises de sangue. Claro que para meu azar, as análises não podiam ser feitas aproveitando aquela coisinha que tinha no braço esquerdo, então lá me furaram o outro. Só sei que parecia uma drogada, toda picada! "Os resultados demoram cerca de uma hora" dizia a aluna novita de medicina. Lá consegui adormecer (estava com uma directa em cima!) estendida num banco de corredor, com o meu pai, que lia minuciosamente o jornal, a fazer de almofada. Ás tantas ele também adormeceu. Passadas 2h30 lá me chamaram, e eu continuava a morrer de dores. O novo médico repetiu-me todas as perguntas, e por fim, enquanto escrevia nas folhas, "rosa, eu vou-te internar... pode ser?". "Internar?? :|". Após experimentar 3 pijamas diferentes (cada um tinha um defeito pior que o outro!), saltei para a cama-maca (palavra gira!!). O meu pai tenha aparecido "então rosinha, o medico disse que ias ser operada ao apêndice...". "Operada?? :|". Não me deixaram ficar com nada, relógio, telemóvel, meias... alto lá! As meias faço questão! "Ok, mas quando for para o bloco, vão lhas tirar e nunca mais as vê". "Não faz mal, elas também já estão um bocadinho rotas...".
Puseram-me num corredor, com mais umas 10 senhoras já de idade, que não paravam de gemer e falar sozinhas. Fez-me impressão... A minha mãe apareceu lá "à sucapa" (com a ajuda de uma voluntária-de-bata-amarela) para me ver, mas foi logo mandada sair, como se fosse uma grande criminosa. Tentei dormir, mas estava sempre a acordar com os enfermeiros e médicos a correrem de um lado para o outro, e a mandarem piadas uns aos outros. Estava cheia de sede, não bebia nem comia desde a hora de jantar do dia anterior, por isso puseram-me a soro. Por volta das 16h acordei com 7 cirurgiões com batas especiais à minha volta! Não,não estava no bloco, aquele corredor ainda me era familiar... Decidiam o meu caso "vamos fazer uma ECO e esperar mais um bocado para ver como evolui". Mais tarde apareceu um senhor que me transportou por uns corredores giros, cheios de azuleijos azuis e brancos (o edifício devia ter sido um mosteiro ou coisa assim), e levou-me para a dita ECO. A minha mãe aparece, de novo com a ajuda da voluntária. O médico embirrou com os papéis que não estavam bem preenchidos e estava mesmo a recusar-se fazer-me o exame. Depois lá cedeu. "Ó rosa, tens aqui umas coisas muito estranhas... estás aqui a ver estas pedrinhas nos rins? não é nada normal na tua idade... tens casos destes na família?" "sim, acho que sim". Voltei para o corredor. Desta vez já tinha mais velhinhas, devia ser hora de ponta, ou assim. Depois uma enfermeira simpática pôs-me numa salinha com mais 4 pessoas, e ligou-me mais uns tubos com antibióticos e remédios para me passar as dores. Consegui dormir um bocado, aquilo era muito mais calmo. Mas depois apareceu uma senhora com as pernas e um braço partidos, e com uma pancada na cabeça, à espera de um neurocirurgião. Tinha sido atropelada numa passadeira por um jovem de 17 anos que fugia à polícia "mas eu mesmo assim tenho pena do jovem... os pais não lhe devem ter dado muita atenção quando era mais novo... só espero é que se corriga"... coitada da senhora, fez-me tanta impressão... ali a morrer de dores e ainda com pena do carbrão que a atropelou. E eu ali apenas com dores e sede. A sede era tanta que estava sempre a arrancar as crostas dos lábios, e acabei por ficar com eles num lindo estado! O meu pai apareceu, lá falou com o médico que disse que eu só estava à espera do uroligista que estava a acabar de jantar, e depois foi-se embora. Como establizei de dores, fui de novo transferida, mas desta vez para um corredor ainda mais cheio. Eram aí umas 20 idosas, estávamos todas com as camas coladas umas às outras, mesmo sem espaço para mais ninguém! Nesse corredos passavam constantemente pessoas para serem reanimadas. Umas regressavam, outras não. Agora era a febre que dava cabo de mim... pedi a uma enfermeira se não me tirava atemperatura: "cólica renal com febre... e eu sou o pai natal!". Tão simpática que foi!
As horas passavam. As senhoras ao meu lado que discutiam qual delas amava mais "Nosso Senhor Jesus Cristo", eram as mesmas que passado uma hora discutiam se 50 euros eram 10 ou 20 contos. Ainda ouvi uma senhora a queixar-se "ai... estou para aqui a sofrer enquanto a esta hora podia estar a ver o José Castelo Branco". No Comments.
O urologista demorou 4 horas a "acabar de jantar", e lá me disse que em principio já não ia para o bloco, porque a pedra era pequenina. Disse que me ia dar mais antibióticos e que me ia transferir com urgência para o hospital do Desterro para eu passar uma noite mais tranquila do que naquele corredor. Este sim, foi bem simpático. E deixou-me beber água!!! YEAH!
Passado um bocado lá apareceram dois ciganos simpáticos a mandarem piadas "xi, tanta mulher a passar a noite fora! ai ai ai!". Esses 2 foram os que me levaram de ambulância às 2h da manhã para o Desterro. Quando lá cheguei ainda ficámos uns 5 minutos à espera que nos abrissem o portão fechado a cadeado. Quando entrei, silêncio total! Ninguém, e apenas as luzinhas de presença estavam ligadas. Levaram-me para um quarto enorme com mais 2as senhoras que já estavam a dormir profundamente. Eu também demorei cerca de 3 segundos a adormecer naquela tranquilidade. Acordei às 6h30 com um jovem a tirar-me a temperatura, mas voltou logo a desligar a luz. O hospital começava a ganhar vida, mas nada que se comparasse com o outro! Estava morta de fome, mas não consegui comer nada ao pequeno almoço. A minha mãe apareceu e levou-me o discman, pijama, escova de dentes, e imensas coisainhas para o meu bem estar :) Não cheguei a abrir o saco, estava muito cansada. Acordei com a voz da minha avó no corredor a exigir ver-me. Levantei-me e fui lá ter. Tinha trazido montes de bolinhos, revistas, mais um pijama, enfim, muitos miminhos :) Enquanto estava a tomar duche, os médicos olharam para a minha cama vazia e deram-me alta, ou seja, nem deu para falar com eles. Como ainda estavam a tratar da minha papelada, só ao meio-dia é que me mandaram vestir (o pai tinha-me trazido a roupa!), e lá me despedi da enfermeira. Apanhei um taxi e fui para casa.
A minha avó apareceu lá em casa e esteve algumas horas a fazer-me companhia. Tinha-me trazido ainda mais bolinhos, sumos, chocolates, mais miminhos!! :) (por acaso não me apetecia nada daquilo, e acabei por dar quase tudo à Joana e aos meus pais).
Fiquei com 4 medicamentos para tomar, e o braço esquerdo inválido por causa do cateter. Ainda tenho uns exames para fazer, e tenho estado a beber muita agua. Espero melhorar depressa! Tudo menos aquilo.
Escrevi aqui muitas coisas que se calhar eram dispensáveis. Tive muitas sensações e pensamentos naquelas 30 horas horríveis.

PARABÉNS MARIA! 


quarta-feira, 24 de novembro de 2004

PARABÉNS JOÃO! 


Reunião amanhã? 

Que saudades!!!!!!!!!!!!!
amanhã vamos trocar olhares?
já passaram tantos dias sem nos encontrarmos que temos memso de reunir.
Combinamos a que horas?
confirmem aqui.
beijinhos

Reunião amanhã? 


domingo, 21 de novembro de 2004

European Meeting 


Amanhã vai haver uma reunião com os organizadores do encontro de Taizé, na sede do rato às 19h. É para nos transmitir mais ou menos o que vai ser o encontro, dar-nos algumas informações úteis, tirar-nos dúvidas, e saber quem é que pode acolher jovens europeus na sua casa de 28 de Dezembro a 1 de Janeiro.
Apareçam, e tragam pessoas que estejam interessadas!
Hasta manhana ;)

quarta-feira, 17 de novembro de 2004

Reunião Geral do Sector 

O MCE convida-te a participares numa reunião que terá lugar no próximo dia 18 de Novembro (5ª feira), pelas 18h30 na Capela do Rato, Calçada Bento da Rocha Cabral, 1B.
Esta reunião vai ter como tema a Violência no nosso mundo: a violência de que somos espectadores e vítimas nas ruas das cidades e mesmo dentro das nossas casas.
Não faltes, e traz ideias e opiniões. E também jantar para partilhar!

Confirma para:
Tiago Wemans
Maria Sassetti


domingo, 14 de novembro de 2004

Se eu fosse um animal era uma gaivota...

Para poder sobrevoar os sonhos dos meninos, voar de lés a lés, correr o vasto mundo e ver, ver cada montanha, cada cidade, cada árvore e cada rio a desaguar no oceano.
Levava um caderno debaixo da asa para depois vos poder mostrar como são belas as cores dos telhados por esse mundo fora. À noite, do meu poleiro, via as pessoas a correrem com presa de chegar a casa, via crianças felizes à volta das chaminés no Inverno, e a brincarem nas varandas, nos meses quentes de Verão.
E voltava... com um sorriso rasgado e uma enorme vontade de descançar para depois voltar a partir.

quinta-feira, 11 de novembro de 2004

brrrr (nariz vermelho nuvens a saìr da boca) 

claras e castelo (bem vindo!)
aqui o frio jà è muito. nao sei se vou aguentar, se calhar vou congelar e sò derreto quando o verao regressar. ando animada com a escola e com a minha vida aqui. hoje vou a uma exposiçao de design e arquitectura portuguesa. no domingo vou ver uma peça de teatro do antonio catalano (alguns de voces se lembram da exposiçao universos sensiveis no ccb?). no proximo fim de semana vou a florença, passear e receber mimos da minha avò que vai estar là numa coisa qualquer de farmàcias :)
hoje vim para a escola supostamente jà atrasada. mas nao. à porta da sala onde era suposto ter aula...: aula teòrica di anatomia artitica, giovedì dal 12 alle 14. Vim à biblioteca mandar-vos um beijinho! :)
espero que a reuniao hoje corra muito bem. depois contem-me como foi.
beijo inundado de saudades.




antonio catalano


quarta-feira, 10 de novembro de 2004

A que horas amanhã?? 

meninas,é só para saber a que horas é amanhã a reunião! se sempre é
às 18:30??? beijinho

sexta-feira, 5 de novembro de 2004

Acabou mais uma semana...
Uma semana de trabalho e muito mais: fui ao ballet gulbenkian que é sempre um espectáculo maravilhoso, viagens pelo chiado com castanhas assadas incluidas, a missa das universidades, que para satisfazer a curiosidade da rosa foi até divertido ( brincadeiras com o tiago e com a larinha dentro de um electrico cheio de gente), a decoração do comtextos... deu muito trabalho mas acho k valeu a pena. Estou a ficar com vontade de reunir! Isto é um desabafo, mas gostava realmente de saber kd é k vai ser a proxima reunião.
E como vão as minhas clarinhas e castelo? Especialmente a Menina da Lua em Milão...
Maria: já recebeste a minha carta? Dcp não te ter ainda telefonado! Prometo que ainda vai ser neste fim de semana.
Mais
Os dias vão correndo às vezes depressa, às vezes mais devagar. Com chuva ou sem chuva. Acordo em casa dos avósou vou lá ter no carro novo da minha mãe, e desço ao chiado por um caminho que está cada vez a tornar-se mais familiar. A verdade é k me sinto muito bem dentro daquela escola.
Tenho lido 2 a 3 livros por semana o que é sempre bom, faz-me sentir bem e trás sempre alguma descoberta, o problema é quando eles se esgotam e fico sem saber o que fazer!
Bem... o soninho aperta.
Vou dormir aconchegada debaixo do mesmo céu que voces.
Um beijo estrelado


Posso entrar? 

Ora muito boas noites. Finalmente consegui arranjar tempo para escrever aqui e registar definitivamente pela internet a minha entrada nas claras. Não se iludam, não tive a espera de um rasgo de inspiração para escrever algo grandioso. Simplesmente tive a espera de escrever.

Tive uma ideia de levar guitarra para a proxima reunião a que possa comparecer e improvisar até acertar no tom perfeito das claras :) . Quando (e se) o conseguir voces dizem-me e apartir daí desenvolvia-se um hino. Se tiver tudo de acordo claro.

Já agora aproveito para fazer publicidade a um site que fiz ha uns dias: http://mementos.pt.vu. Faço-o porque acho que vocês devem gostar, é de fotografia.

Estranho, acho que é das primeiras vezes que escrevo num blog (e voces com isso), espero apartir de agora escrever aqui muitas mais.

Não é nada de relevante, mas tenho a impressão que o relógio ainda não foi actualizado para a hora de verão :P

Ah, e Lara, estou aqui. No fundo vim escrever só para agradecer a admissão no vosso grupo tão formal e cansativo de trabalhador ;) Obrigado

Beijos para todas, Castelo

quinta-feira, 4 de novembro de 2004

um agir especial 

www.photoworldtour.com

este é um site de um projecto muito especial, que parece quase impossível mas nos faz acreditar que os sonhos podem ser mesmo verdade...
acompanhem esta viagem!

E quando... 

temos um sorriso pepsodente? =D

onde anda o castelo??? 


quarta-feira, 3 de novembro de 2004

orgulho 


E quando arrumamos tudo o que tínhamos para arrumar, tratamos de vários assuntos que tinham ficado pendurados, inscrevemos na biblioteca da junta de freguesia, arrumamos todas as fotografias por ordem, recenceamo-nos, organizamos os cadernos da escola, desfragmentamos o computador, fazemos companhia mãe no serão, actualizamos a agenda, arrumamos os CDs recuperando algumas falhas e pondo por ordem de tipo de música, agradecemos convites em 2 mensagens lamentando não poder comparecer, organizamos a nossa colecção de cartões telefónicos, escrevemos no blog (...) ?
No fim sabe tão bem... (:

Só me falta mesmo responder a uma pilha de cartas e a outra de e-mails e comentar as fotos do jonny.

in america 

Será que a maioria dos americanos não para para pensar? Custa-me a acreditar...
Sinceramente ainda tinha alguma esperança



olá clarinhas e claro!! Peço desculpa à Lara por não ter respondido à Lara ontem, mas como não tinha dinheiro no tlm para mandar mensagem para 96, mandei a mensagem à Rosinha a perguntar se havia missa de Taize e como ela me disse que não havia naquele dia, já não te pude responder Larinha!! Só uma coisa, vai ser só até ao final desta semana,ou não?
Tenho estado muito muito ocupada com trabalhos de grupo e apresentações!! Estou cansadinha,portanto por hoje fico por aqui, ainda tenho muito trabalho pela frente...! Podem dar-em informações sobre a missa das universidades? Eu amanhã vou ao Cats, mas ainda não sei a que horas começa o espectáculo... Um beijo grande para todos******

segunda-feira, 1 de novembro de 2004

Orações de Taizé na Igreja de São Nicolau 

http://www.taize.fr/pt

O MCE está a desafiar todas as equipas a conhecerem um pouco mais da comunidade de Taizé.
Já há quem nos possa falar da experiência em Cluny, França, não é Rosa?
Temos agora a oportunidade de nos aproximarmos mais desta forma singular de ser igreja:
de 2ª a 6ª feira, das 19.15h às 20h, uma oração animada pelos Irmãos de Taizé, na Igreja de S. Nicolau, na Rua da Vitória (saída do metro da Baixa-Chiado, para a Rua da Vitória)

Esta semana não há reunião de equipa por causa da missa das universidades, Maria podes dar mais informações sobre isto?
Fica então o desafio até à semana seguinte, cada um de nós passar por uma destas orações de Taizé - será uma óptima experiência para partilharmos, boa?



fim de semana (em) grande II 

dia 1: Dia de Todos os Santos: este ano não fui a nenhum cemitério, mas pensei sobre o sentido da deslocação de milhares de pessoas às suas aldeias para levar flores a quem já partiu. É pena que seja preciso um dia para nos lembrar que temos que cuidar também daqueles que partem...

2ª-f., 1 de Novembro TODOS OS SANTOS Jesus disse: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.Mt 5,1-12

Esta é a oração sugerida pela Comunidade de Taizé. É uma passagem de Mateus que nos faz pensar imenso... só por este bocadinho percebemos isso.

Fim de semana (em) grande I 

dia 28: anos do meu irmão. chuva torrêncial e trânsito caótico. reunião de equipa sem mim:( reunião de animadores.
dia 29: sonho estranho. dormi mal. muito trabalho nos Galarós.
dia 30: dia com a família... vários acidentes na A1 fizéram os meus pais demorar 5horas para chegar a Leiria. cortei o cabelo. tentei ver Os diários de Che - e qd chegou a minha vez tinham esgotado os bilhetes. livros e mais livros na FNAC.
dia 31: último dia do doclisboa - festival de documentários a decorrer na culturgest - fui ver
the five obstructions [SE]88’. Dinamarca.2003, real. Lars von Trier e Jorgen Leth Lars von Trier, grande admirador de Jorgen Leth e da sua curta metragem de culto "The Perfect Human", desafiou-o a fazer cinco "remakes" desse filme, cada um sujeito a um constrangimento diferente (num deles, por exemplo, nenhum plano pode ter mais de meia dúzia de frames). Exercício lúdico e irónico sobre a relação de forças e cumplicidade entre dois criadores. Fantástico. Muito bom mesmo... conhecem Lars von Trier? Este documentário acaba por mostrar o seu processo criativo.


oraç 


Foi preciso isto? 


Já há algum tempo que estou para escrever uma carta à junta de freguesia a pedir para colocarem uma passadeira na Rua Morais Soares, entre os dois semáfros que distam 500 metros um do outro.
É quase impossível de imaginar a quantidade de pessoas que atravessa esta rua de 2 faixas de rodagem em cada sentido, sem ser nos sinais. É que existe um supermercado (o único daquela zona) mesmo no meio dos dois sinais, e para quem vem da minha rua, ou do lado direito da morais soares (que é rico em lojas) para ir para o esquerdo (que só lá tem o supermercado), é muito estúpido descer 300m ou subir 200m para poder atravessar em segurança num dos semáfros.
Esta semana uma rapariga foi atropelada em frente ao supermercado, e não foi a 1ª vez que isto aconteceu ali.
O que eu proponha à junta de freguesia ou à CML era instalar uma passadeira (de perferência com sinais luminosos) entre os dois semáfros, de modo a evitar situações bastante desagradáveis como esta. Senão, mesmo depois do incidente desta semana, as pessoas vão continuar a atravessar aquela rua à aventureiro, ninguém vai até aos sinais.


P.S.: É um bocadinho difícil descrever a situação, só mesmo conhecendo a zona a que me refiro.

Palácio Sotto Mayor 

Aviso já que hoje acordei muito revoltada.

Fiquei parva quando no outro dia olhei para um autocarro que anunciava a abertura de um centro comercial no Palácio de Sotto Mayor. Tive que ir procurar uma notícia que confirmasse isso.

Antigo palácio transforma-se em centro comercial

Abrem hoje ao público as galerias comerciais do Palácio Sotto Mayor, um edifício do princípio do século XX, classificado como imóvel de interesse público pelo IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico), situado na Avenida Fontes Pereira de Melo, em pleno centro de Lisboa.

O edifício, mandado construir pelo banqueiro Cândido Sotto Mayor, que demoliu um solar oitocentista que ali existia para a sua nova residência, fora concluído em 1906.

O projecto, da autoria do arquitecto Gastão da Cunha Ferreira, exigiu um investimento de cerca de 70 milhões de euros e inclui, além da superfície comercial situada no antigo palácio, um centro empresarial, um hotel e um parque de estacionamento com 500 lugares, estando ainda prevista a inauguração de um health center no próximo ano.

As galerias comerciais, que ocupam uma área de cerca de oito mil metros quadrados, contam com 80 estabelecimentos, que incluem lojas de vestuário de marcas reputadas (Burberrys, Kenzo, Dolce & Gabbana, Versace e Moschino, entre outras), loja de antiguidades, joalharia, sapataria, cabeleireiro, loja de decoração e florista.
Na zona de restaurantes, estarão representadas as gastronomias tradicional portuguesa e italiana, havendo ainda uma doçaria, uma gelataria e um salão de chá.


Como é que é possível propositar-se um edifício como aquele para um centro comercial? Não era melhor se fizessem daquilo um museu, um centro de exposições, sei lá, tanta coisa de "útil" podia ser feita lá! Ainda por cima com o privilégio de ser mesmo no centro da cidade.
Mas não, quando mete um empreendimento de não-sei-quantos milhões de euros, claro que não! Os centros comerciais é que tão a dar e é com isso que se lucra! E como não é propriedade do estado... Agora também pergunto: será que é só o estado que tem o dever de fazer algo que contribua para a educação/informação/desenvolvimento/(...) dos cidadãos?

E não é que aquele vai ser o 6º centro comercial naquela zona?? Não havia necessidade zzz.
Do que ando a reparar, um centro comercial só rende se nele existir uma boa área de restaurantes ou salas de cinema. Otherwise, kaput! Já repararam no Atrium Saldanha, Imaviz, Acqua Roma, e mais 500 espalhados pela cidade que tiveram a sua febre inaugural e agora estão completamente decadentes?? Acho que este no Palácio também terá o mesmo rumo.

E não é só isso... Estamos numa fase em que a sociedade está sem dinheiro por inúmeras razões (preço do petróleo, aumento dos rendimentos não proporcional com a inflação, crises de investimento, fraca economia nacional, falta de postos de trabalho, desemprego, um ciclo sem fim!). Estamos a viver uma fase em que a sociedade está deprimida! Meus amigos, é um facto! E estes gajos do que é que se lembram??? De abrir um centro comercial! Ora aí está.

Com estas mentalidades, não sei o futuro que o nosso país terá. A nossa geração tem de agir enquanto é tempo, nós é que somos o futuro!

Boa, agir. Mas... FAZER O QUÊ?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com