<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, 30 de setembro de 2004

para vocês 

É noite escura e estou sentada ao computador a escrever às minhas amigas claras e a todos os que por aqui passam...
As férias vão no fim, mas posso-vos dizer que até ando bastante ocupada. Entre reuniões da equipa diocesana, as tentativas de remodelação na sede, os programas e passeios por lisboa, e até os ultimos dias de praia, vão-se esgotando estes "dias raros".

Noticias: estou feliz!
Ando feliz com estas pequenas novidades, como a ida para a faculdade, ou os dezoito anos, mas também porque vos tenho a voces e outros bons amigos.
Adoro acordar, com este cheirinho a mar, tão caracteristico da caparica e ver toda uma vida à minha frente... e é so esticar a mão e agarrá-la!
Muito beijinhos, Maria

quarta-feira, 29 de setembro de 2004

1ª reunião de equipa 


Pois bem, temos mesmo de começar a reunir... temos pessoas, temos animadora, TEMOS EQUIPA!
Falei com a maria e pensámos marcar a 1a reunião para a próxima 5ª feira (dia 7 de Outubro) às 18h30 (a Lara só pode a partir das 18h) na sede, ou num local a definir... aceitam-se propostas!
A Amélia mais uma vez não vai poder reunir (este espaço continua à sua disposição), e talvez vamos alargar a equipa ao João Bárcia, e muito talvez ao Pedro Fonseca.

Beijinhos atarefados

segunda-feira, 27 de setembro de 2004

resto de férias... 

Bom dia meninas!!! :):)
Como estão todas?
Tenho visto sempre as novidades do nosso blog e todos os posts, mas ainda não me tinha sentado mesmo com vontade para escrever!! Faço-o hoje finalmente!! Era para ter ido à faculdade para escolher os horários,acordei eu às 8h para estar lá logo pela manhã e..... afinal não é hoje é só dia 30!!!!! Voltei então para casa disposta a fazer todas aquelas coisas que deixamos sempre para "quando tiver tempo" !! Daqui a pouco vou à baixa,ando a aproveitar os restinhos de sol e calorzinho que ainda vão enchendo a nossa cidade neste final do mês de Setembro.
Começo as aulas na próxima segunda feira,dia 4,ainda não fui praxada nem nada que se pareça!!Nem pintada fui!!! Incrível,não? Estou à espera de segunda feira... :)
Uma amiga minha que entrou para o IPO ficou transtornada com as praxes!! Entrou sozinha na faculdade e foi tão gozada que disse que ia começando a chorar!! Para além da violência física, algumas praxes abusam da agressividade verbal!! Se as praxes servem para melhor integrar o caloiros no novo ambiente, porquê humilhá-los??
Tenho tido uns dias bastante ocupados,ando para lá e para cá neste fim de férias! Cinema,praia,teatro... fui ver a "Batalha de Arroz" ao teatro Tivoli. À parte de ter ficado lá em cima no galinheiro (eram os únicos bilhetes que podia escolher!!!) , de mal ouvir partes do texto em que Miguel Falabella ou a Cláudia Raia falavam mais baixinho,gostei da comédia, afinal..teatro é sempre teatro e é sempre maravilhoso!! (escrevi bem "Falabella"?? lol)
Fui à minha médica que me disse,finalmente, que está tudo bem a nível de saúde e já me fui increver para tirar a carta!! :) Daqui a poucos dias vou começar a tirar o código! Vou continuar no britânico, se quiser posso fazer o último exame em Dezembro e acabar o inglês,mas estou com sérias dúvidas... toda a gente diz que esse exame é extremamente difícil. E como é caro,não posso inscrever-me à toa!!!
Vocês viram por acaso outro dia nas notícias que há uma companhia aérea que tem o preço de uma viagem para Londres a 19.99 €??? Menos de 20€ para Londres??? Meninas,vamos a Londres!!!!!!!! :)))) Bem.. vou acabar de arrumar mais umas coisinhas por aqui.... para já fica um grande beijinho para todas vocês!! Maria,quando combinamos o jantarzinho antes de te ires embora?? E as nossas reuniões semanais,para quando ficam? Estou com saudades vossas, o tempo não pára, temos que lhe roubar um bocado para nos encontrarmos!! ***********

domingo, 26 de setembro de 2004

dias muito cheios 


24 de setembro de 2004
caríssimas claras,
encontro-me de novo no monte maior, para a última semana de trabalho (semana essa que já está no fim, visto que hj já é sexta e amanhã sábado-o dia da inauguração). Tudo corre bem (tirando as coisas de última hora que nos põe os nervos em franja-?- mas tudo acaba sempre bem) e para a semana avista-se outra semana de trabalho mas desta vez no monte maior mais velho :)
Rosinha, já começaste as tuas aulinhas! Como foi esta 1ª semana? Já tens amigos, colegas, companheiros de viagem, apontamentos, saídas combinadas, caras pintadas, mochila cheia de fotocópias? Não te assustes, tens o ano todo para sentires tudo isto =)
Maria, como vão os preparativos para a entrada nas belas artes? Entusiasmada?
Joana, como estás? Diz qualquer coisa a nós, conta-nos de ti!
Joana P., ainda não sei nada em relação à tua entrada...
tás boa?
Larinha... continuas envolta em alegria juntamente com as tuas galinharóladas? =)
Tenho que ir agora, estão a chamar-me com muita insistência! beijiiiinhos


26 de setembro de 2004
No outro dia não tive tempo de enviar o post, por isso aqui vai ele hoje! A inauguração já foi, e correu tão bem, e eu estava tão feliz e tive uma surpresa taaaao boa! Maria linda , MUITO OBRIGADA por teres ido! Adorei mesmo vocês terem estado lá comigo, agradece à inês tb... foi um dia mágico, enorme, cheio! desde o acordar com gargalhadas, a limpeza compulsiva do moinho para ficar tudo o melhor possível, até à chegada das pessoas, o mostrar os trabalhos, sentir energia positiva do lado de lá...! foi mesmo bom, e foi um projecto que adorei fazer e sinto-me bem de o ter carregado ao colo até ao fim.
Como estão vocês?
abraço x 5

quinta-feira, 23 de setembro de 2004


vida de militante 

Olá clarinhas!
O título diz tudo vida de militante!

Ainda estou muito presa e sinto cada notícia do Moviemnto com maior intensidade, o distanciamento ainda é pouco mas realmente o bichinho fica dentro de nós às voltas.

No Conselho Nacional foi tudo muito intenso... para que estivesse tudo pronto a tempo e horas, para que todos pudessem discutir (e discutímos!), para sentir que o Movimento está vivo e se constrói a si mesmo... acabei por andar a correr de um lado para o outro, quase morta de cansaço e com uma resistência que não sabia bem de onde vinha. Cheguei ao fim e sinto que me esqueci de fazer um monte de coisas. Mas uma coisa importante ficou prometida... Rosinha, lembraste?... continuo a querer ajudar as clarinhas nas reuniões de equipa - não fazem ideia a tamanha alegria que é ver-vos crescer no MCE e na vossa vida!

fico à espera do convite :P

beijinhos para cada uma.



domingo, 19 de setembro de 2004

Só em Portugal 


Que ridículo! Aproxima-se o Dia Europeu sem Carros. Lisboa (diz que) vai aderir a esta iniciativa, como uma das cidades europeias... e advinhem lá qual vai ser a ÚNICA rua encerrada ao trânsito?? Rua Rosa Araújo. Alguém conhece? É aquela rua BASTANTE movimentada, paralela à Barata Salgueiro. Não acham tão ridículo?? Isto só para o nosso excelentíssimo presidente da câmara poder dizer que Lisboa também participa nesta tão nobre iniciativa.


2004-09-17
Lisboa adere à Semana Europeia da Mobilidade
Rua Rosa Araújo encerrada ao trânsito


Para assinalar o início da Semana da Mobilidade, o Presidente da CML, Carmona Rodrigues, procedeu ao encerramento da Rua Rosa Araújo, no troço entre a Rua Mouzinho da Silveira e a Avenida da Liberdade, que assim permanecerá até às 24h00 do dia 22. Trata-se de uma acção que será uma realidade no futuro uma vez que já está definida no Plano de Urbanização da Avenida da Liberdade e Zona Envolvente (PUALZE) que contempla a pedonalização de algumas artérias na área central da cidade. O Presidente da autarquia, que se fez acompanhar nesta visita ao local por representantes de algumas instituições aí sedeadas como a Sociedade de Belas Artes, a Fundação Medeiros de Almeida e a Cinemateca Portuguesa, congratulou-se com a iniciativa porque “não se trata de acção efémera mas de uma medida que ficará, é do agrado dos residentes e das juntas de freguesia e são muitas as vantagens de ter uma rua pedonalizada”.

O programa da Semana da Mobilidade contempla ainda a visita do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa ao Arco Cego, no dia 22, numa iniciativa que pretende assinalar o encerramento do terminal rodoviário da zona e apresentar o projecto do Jardim que irá nascer no mesmo local, um compromisso assumido com os moradores do Arco do Cego. No mesmo dia, Carmona Rodrigues procederá à inauguração do novo Terminal Rodoviário de Sete Rios, um grande interface de transportes públicos.

No dia 17 de Setembro realiza-se no Fórum Lisboa, um colóquio subordinado ao tema “Desafios para uma melhor e Mais Segura Mobilidade em Lisboa” e, no dia 20, a CML assina o Protocolo da Qualidade do Ar com a Universidade Nova de Lisboa, um acordo que vai permitir a análise da qualidade do ar no Bairro Alto e na Zona do Chiado.


Ver a notícia na íntegra

terça-feira, 14 de setembro de 2004

as claras universitárias 

Clarinhas:
Primeiro de tudo, sem dúvida que os meus PARABÉNS pela vossa entrada na universidade!!! Vão ver que vai ser tudo óptimo, é uma outra liberdade: de decisão, de responsabilidade, de crescimento... :) parabéns. estou a torcer por vocês, sempre.
Eu já tenho casa na minha próxima cidade! Espero que seja acolhedora, ou que eu a consiga tornar assim. Apesar de saber que é pequenina, e para 2 pessoas (nem tem sala e só tem um quarto-que é grande) fiquem a saber que serão muito bem vindas, será um gosto receber-vos ;) fico ansiosamente à espera. Ai, aparentemente tudo se está a compor para eu voar para um ano bem diferente e de certeza enriquecedor...
Vou sentir muita falta das nossas reuniões semanais (as das claras e as das origens)...
um beijo com cheirinho a almoço...




segunda-feira, 13 de setembro de 2004

4 - XXV Conselho Nacional 


Foi em Guimarães, de 2 a 6 de Setembro. Por acaso até calhou bem, porque eu vim de Taizé para guimarães e assim não tive de ir a lisboa para voltar 2 dias depois. Nesses 3 dias, eu e a Catarina dormiamos onde nos dessem abrigo... 1º foi em casa da Diliana, depois fomos para a quinta da minha família em Brito, onde estivemos com as 'nossas' primas... soube mesmo bem! E por último ficámos em casa da Luísa em Vizela (acho eu). Não estão bem a ver há quanto tempo é que eu não dormia numa cama decente... e mesmo assim só voltei a dormir realmente bem 24 dias depois de ter saído de casa.

Este CN foi muito diferente do do ano passado: este ano parecia que a minha opinião já contava, senti-me muito mais à vontade para participar nas discussões, tive uma maior noção do que é o Conselho Nacional e, claro, estava com muito mais atenção. Por outro lado, em pessoas, parecia mais vazio... faltava lá muita gente que eu já estava habituada a ver, e algumas caras que nunca tinha visto. O ambiente não era tanto de festa. Éramos muito mais do SEBS do que do SES, mas mesmo assim... Nem as moções se comparavam às do ano passado!
Adorei as discussões em plenário, achei que o pessoal não se limitava a calar e 5 min depois aprovar por unanimidade... foi tudo bestialmente discutido! (nem vos digo que ficámos 4 horas a discutir o orçamento para 2004/2005!... que por sinal foi das discussões que mais gostei). A Lara lá me conseguiu convencer ficar no grupo do programa do SES... por acaso gostei sim senhora, fiquei com uma boa prespectiva do que vão ser as nossas reflexões este ano.
Eu era a única clara (excepto as animadoras) que lá estava, e por acaso senti muito a vossa falta quer em termos de companhia e festa (descer pelos canos, hehe), quer em ter de tomar decisões sozinha... de qualquer forma estou de consciência tranquila quanto às decisões que tomei.

Achei um bocado ridículo ter-se falado dos acontecimentos do ENSEBS, de apontarem pessoas 'culpadas' de o movimento estar a rumar para um Movimento Católico de Embriagados. Ok, conncordo que seja uma questão que não se deva esconder nem que não se possa falar abertamente, mas estar a fazer queichinhas é demais... acho que não foi o tempo nem o local ideal para se falar disso. Este foi um dos assuntos mais polémicos do XXV CN. Outro foi sobre a candidatura do Renato Oliveira à coordenação da JECI-MIEC... havia muita gente que era contra (não percebi se foi por motivos pessoais) essa candidatura e que mostrou a sua indignação mesmo na cara dele, desmotivando-o assim para o cargo. Há que lembrar que a decisão de interromper o curso e ir viver 3 anos para Bruxelas não é fácil de tomar. Por outro lado considero que seja de louvar a corajem do pessoal de Leiria de enfrentar o conselho para bater naquelas feridas que os atordoavam, cagando-se para a imagem que iriam deixar para o resto do pessoal... é que não estão bem a ver, a maioria ficou com uma péssima impressão deles.

Na celebração despedimos-nos da Lara Domingues e da Rosa Wemans, para além da Carla de leiria, Joana do porto e Daniel de coimbra. Acho que nunca chorei tanto em frente a alguém... Apetecia-me dizer-lhe qualquer coisa naquele momento de partilha, mas não conseguia. Ainda tenho uma carta para cada uma, que não tive tempo de escrever lá.

A festa, tenho que vos dizer, foi uma bela bostinha... a música deixou de funcionar após 5 minutos num rádio despertador, bebidas era só cerveja (excepto para a EN, eheh... pena para quem não gosta, não é? =P), barulho foi literalmente cortado pois havia padres a dormir no piso de cima, e mesmo com o bafo quente de calor humano e fumo, não se podia ir lá para fora porque aí ainda se fazia mais barulho! Mas de qualquer forma foi bom... estive com o pessoal de Taizé e também apareceu lá o Hobbit.


Maria, obrigada por me ajudares no meu objectivo da 1a oração da amanhã ;)

5 - Faculdade 


ok, tenho 5 posts idealizados para escrever. Começo pelo fim, por ordem cronológica...

Pois é, minhas amigas... soube ontem, oficialmente, que entrei para Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico. Como era de esperar, não fiquei histérica, mas fiquei muito contente: foi como um sim a dizer que posso continuar o meu caminho, uma confirmação numa portagem.

Deixo desde já os parabéns à clara Joana - Psicologia (já é o 9º ano com a Mary, já reparaste??), e à clara Maria - Pintura (triplo parabéns! o 1º lugar não é para todos ;). A nossa Hippie é que só vai saber mais tarde... estou a torcer por ti!

Começo já as aulas no dia 20. Já sei que vou ter aulas à tarde (isso é que é mau...). Só conheço uma pessoa lá no mesmo curso, mas nem sei se vamos ficar na mesma turma (ainda bem! quero conhecer muita gente nova). Espero que as praxes sejam fixes, nada de muito exageradas nem de muito 'curtas'.
Tenho a sensação que vai ser muito diferente do que tenho estado habituada... é de partir para a descoberta!


Conselho Diocesano 


Há quanto tempo não tinhas notícias do MCE? Já deves ter saudades...
Para começarmos em beleza temos de pensar no que queremos para este ano e avaliar o ano que passou.
Aparece no dia 14 de Setembro (3ª) às 14:30 na Capela do Rato. Depois de irmos dormir, encontramo-nos outra vez no mesmo local às 10:00 em ponto.
Confirma a tua presença para a Lara Wemans, Sara Varela ou Catarina Leal.
Traz almoço para partilhar!

Bom início de aulas ;)

Maria Sassetti 

Muitos PARABÉNS pelos 18!

beijinho

quinta-feira, 9 de setembro de 2004

o amanhã 

brincamos às infâncias aos sonhos e às cores. falamos uns com os outros em carrosseis de ternura e entendimento. procuramos o caminho a percorrer em saltos de planícies. pensamos no amanhã sempre cheio de esperança e novidades. temos medo das imagens nas capas dos jornais, sabemos que é real. sentimo-nos impelidos a reagir. não é preciso ir longe, basta olhar à nossa volta e ainda há tanto a ser feito. aqui mesmo ao nosso lado.

podemos ser tu e eu a começar.




Keith Carter
Pinocchio, 1998

terça-feira, 7 de setembro de 2004

lua no monte maior 

Clarinhas do meu coração!
Agora a lua já está em montemor a finalizar o projecto daqui. As coisas já se começam a compor e a ter um ar mais acabado! A partida para milão tb começa a aproximar-se e a tornar-se mais real. O quarto de lisboa já está "empacotado" e pronto para ser transportado de volta para coimbra. Os documentos importantes para a viagem e estadia (renovação do BI, E128, o bilhete de avião...) tb já começam a serem tratados...
Estive no cn no fim de semana e gostei muito. Adorei estar contigo, clara rosinha, e contigo tb, clara larinha, apesar de mais a correr porque estavas a tomar conta das coisas! A propósito... MUITO OBRIGADA por teres tomado conta do mce durante este ano, e em todos os outros, que apesar de não teres assumido tantas responsabilidades, tb deste muito do teu tempo e dedicação ao nosso movimento... Este ano despediram-se do mce muitas pessoas que marcaram imenso o meu percurso no mce e a minha vida. Amigos que sei que vão permanecer, e com quem posso contar. Sempre.
E vocês clarinhas Maria, Joanas e Amélia, o que têm feito? Como estão a ser as férias?
Vou preparar-me para o sono, que amanhã tenho que estar bem cedo ao pé de um moinho para me encontrar com uma arquitecta paisagista (que nos vai dar uma autorização para mandarmos cortar umas ramagens de um choupo, que tapa uma parte da visibilidade da nossa intervenção na paisagem). Tem que ser assim, a natureza tem que ser muito bem tratada e respeitada!
Gosto MUITO de vocês. 6 beijinhos de andorinhas a aprenderem a voar por cima do chuveiro.


Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com