<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, 28 de junho de 2004

... (suspiro) 

Clariiiiinhas!

Então, como vão as meninas estudiosas? :)
Eu já acabei as frequências, mas agora ainda faltam os trabalhos todos... Hoje a primeira coisa que fiz foi fazer uma lista com o que tinha que fazer em cada dia da semana, uma espécie de bussola para me orientar, para não me perder no meio dos meus afazeres...
Mas qualquer dia ponho na minha lista : ir para a praia dar mergulhos no mar.




Beijo beijo beijo meu a pairar na àgua salgada

terça-feira, 22 de junho de 2004

dias cheios 

Poucas coisas valem a pena, o importante é ter prazer (...)
hoje estamos nós em cena e não há tempo a perder...


De volta a lisboa, depois de um longo fim de semana cheio de teatradas para aqui e para ali... solestício de verão, risos intermináveis, ensaios, memórias, aquedutos, centros de mesa, caixas de sapatos, irlandesas, janelas abertas, castelos no fundo da rua, pirilampos no escuro, cachos de uvas, ... :) foi muito bom.

Agora de volta ao estudo e aos trabalhos... como vão os vossos? Quando fazemos então o nosso jantarzinho? No dia 2 não posso, mas dia 5 (2ª) podia ser...
Milhares de beijos em explosão no universo

domingo, 20 de junho de 2004

vim a casa! 2 


Depois de o jantar de ontem, tinha mesmo de vir para casa! Adorei ver aquele ambiente de festa dos espanhóis que não se clalavam, e nós a tentar cantar por cima, mas sem efeito... O Bairro estava muito animado!!! Eles eram portugueses, espanhois, italianos, croatas, suecos, holandeses (!), ingleses, franceses, alemães, letões, russos, brasileiros, africanos, ...enfim, um mundo dentro daquele pequeno mundo! Fez-me bem espairecer um bocadinho, já estava farta daquela rotina!
Por falar em espanhóis, no outro dia fiquei mesmo surpreendida com uma frase da minha mãe: «Nós deviamos era ser todos espanhóis!» ...???????? como??? Nunca pensei ouvir uma frase destas saida da minha mãe, era mesmo das últimas pessoas que esperava! Eu não tenho grande opinião formada sobre o assunto, talvez porque nunca tinha pensado nisso, mas depois vi que afinal há alguns pontos positivos, mas bastantes negativos, penso eu! O que as Claras pensam sobre isto? Um país ibérico?
Mas continuando, eles ontem estavam muito animados, um ambiente excelente! Só gritavam "adiooos, Portugal adioooos, Portugal adios, Portugal adios, Portugal adioos!" ao que nós respondíamos: "Adeus, voltem sempre!". Mas sim, acho que eles hoje não vão desperdiçar a oportunidade de passar para os 4ºs e vão dar-nos uma tal abada que nem as bandeirinhas irão aguentar! hihi! (este é o meu lado pessimista!)
Joaninha, já experimentaste ir ao google ver das clarinhas? a semana passada não havia uma única referência a nós, mas hoje experimentei, e lá estamos nós, uma das primeiras referências no google! mau mau
Amanhã faço o exame de Química... estou à vontade, só preciso de tirar 3.6 (se tirar 4 ou se tirar 20 a minha média fica exactamente a mesma, o que sobe é completamente insignificante, mesmo despresável) e como eu nem preciso de média, hoje já nem estudo mais, vou fazê-lo na desportiva, para dar fim à disciplina.
Quanto ao jantar, sugestões para data e local?? (tem é de ser o mais rápido possível!!)
A minha sugestão é a partir de dia 2 de Julho. Local não sei.
Bem, após este enorme testamento, nada que não estejam habituadas, despeço-me com um grande abraço, mas sem antes desvendar o que disse o Miguelito na TVI.
O texto de MST tinha estes temas:
"Para Miguel Sousa Tavares, «existe uma desresponsabilização desta selecção a todos os títulos». Diz que Jorge Sampaio e Durão Barroso «foram PRESTAR VASSALAGEM à Selecção», aquando da visita em Alcochete e questiona o facto de ambos afirmarem que nada é exigível. O comentador salienta o «amor à camisola» da Suécia, que não tem prémios de jogo, enquanto os jogadores portugueses «estão principescamente pagos», com contratos de publicidade pela Selecção. Na opinião de Miguel Sousa Tavares, «o País tem de lhes exigir, pelo menos, um esforço igual ao que os adeptos têm feito para os apoiar»"

Beijonhos

sexta-feira, 18 de junho de 2004

Quero um jantar! 

Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar!Quero um jantar! Quero um jantar... desde que não seja galinha, please!

Espero que oiçam o meu apelo louco de vos encontrar!
beijos!:)

Este ano não vou poder levar crianças à praia da escola para grande desgosto meu!! Ontem fui à médica, só posso ir à praia pelo menos daqui a duas semanas e tenho ainda dois exames, quimica e biologia, que deixei para a segunda fase! O de matemática já foi ontem, decidi fazê-lo no dia anterior à tarde, mesmo sabendo que não tinha estudado nada para o exame e que não estava de forma alguma preparada! Tive sorte :) O exame era bastante acessível, parece-me que me safei bem e que não desci a nota com que ia a exame:)! Tenho andado a estudar ( menos ontem que a Roosinha esteve cá e não fizemos grande coisa...:P) e o exame que se segue é o de Psicologia na próxima sexta!Depois é trabalhar intensivamente para a segunda fase.... Vou estar bastante ocupada entre estudos, stress, explicações, stress, exercícios, stress, matéria e...stress!!!
180 pessoas num mês?!?!?!?!?!?!
Como é possível??? Hm.....devem ser pessoas que vão ao google à procura de receitas de bolos com claras em castelo e vêm ter ao nosso blog por engano!! Acontece que depois ficam fascinadas com as imagens da maria ( eu pelo menos fico!) e passam a ser nossas fiés seguidoras!!:P:P:P:P imagem feliz esta não é? =))
Jantar? Acho lindamente, parece-me que estamos todas a precisar de desanuviar um pouqinho.
Assim como a maria, na véspera do exame de português estive, juntamente com a pinheira mas duas amigas, a estudar na varanda de casa de uma até cerca da meia noite! Quem nos visse, dáva-nos por malucas!! Quem mais estaria a ter àquelas horas um debate imensamente aceso sobre a poesia de Miguel Torga?? (Que, para quem não sabe, não se chamava realmente Miguel Torga, sendo esse o seu heterónimo. O seu verdadeiro nome era o Adolfo Correia da Rocha!E pergunto eu....mas que mal tem ser Adolfo Correia da Rocha??!!! Era tão bonito como Miguel Torga! A partir de agora chamem-me Sara Folha. Que foi???? É tão bonito como Joana Gonçalves!!!!!)
Rosinha,dá me umas luzes, qual foi o comentário do outro Miguel? O Sousa Tavares? Para quem não sabe, e ainda no contexto dos conteúdos do meu exame de português, o Miguel Sousa Tavares tem a mãe, Sophia de Mello Breyner Andresen, muito mal na CUF, com 81 anos e pouco tempo de vida...
E.... como portuguesa que sou... Já repararam bem o que temos estado a oferecer aos turistas? Praia,bom tempo, comida e futebol!FORÇA PORTUGAL! :)
Muitos beijos e força para todas as Claras!!!

A Flor 

Pede-se a uma criança: Desenhe uma flor! Dá-se-lhe papel e lápis. A criança vai sentar-se no outro canto da sala onde não há mais ninguém. Passado algum tempo o papel está cheio de linhas. Umas numa direcção, outras noutras; umas mais carregadas, outras mais leves; umas mais fáceis, outras mais custosas. A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu. Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era de mais. Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: uma flor! As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor! Contudo, a palavra flor andou por dentro da criança, da cabeça para o coração e do coração para a cabeça, à procura das linhas com que se faz uma flor, e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas.
Almada Negreiros

quinta-feira, 17 de junho de 2004

mais uma coisinha... 

ah, esqueci-me de dizer que também tenho muitas saudades vossas e que um jantar me parece boa ideia :)

notícias do lado de cá 

Claras!
a primeira frequência já foi, venham as outras agora! :) correu mais ou menos, fico um bocadinho triste comigo mesma quando sei que podia ter feito muito melhor, mas na altura, ali com toda aquela pressão faltam palavras, paciência... enfim... agora segue-se história de arte. Montámos cá em casa uma salinha de estudo na marquise, que é onde se está melhor à noite, corre um vento ameno da janela e ouvimos os vizinhos a prepararem o jantar, a conversarem sobre o jogo, sobre o que vão fazer amanhã...
E vocês também continuam a maratona, não é? Matemática é o que se segue, constou-me... penso em vocês.

Pois é, isto é que tem sido postar, mas é para ficar mais perto de vocês :) só acabo o ano lá para 27s de julho! Ainda não sei como vai ser com o acampamento, não sei quando poderei ir (sim, porque vou trabalhar muito antes para poder ir nem que sejam 2 dias!)
Não sabia que já tanta gente tinha visitado o nosso blog, mas acho que é inevitável. À partida, sabiamos que isto ia ser público, por muito que não quisessemos e fizessemos por isso, era difícil não haver quem não descobrisse este nosso espaçinho neste vasto mundo da internet... E em relação às pessoas que conhecemos e que sabem da existência do blog, acho muito normal que venham ver e não me importo nada de partilhar este sítio com elas também...
O blog de lisboa... eu acho que é boa ideia, acho que podia ser um espaço rico pela diversidade e divulgação de ideias e informações, mesmo relativas ao mce... mas acho que podemos perguntar a mais pessoas de outras equipas também...

Amanhã vou passar o dia a estudar na biblioteca de arte da gulbenkian (não podia ter melhor sítio para estudar história de arte!). Levanto-me cedo, vou comprar pão e venho a casa fazer sandes para o almoço. Pego nos livros e lá vou eu, com a Aya também, as duas a suspirar pela praia, por um bocadinho de bronzeado e banhos de mar... mas valores mais altos se levantam neste momento...! ;)

Bom, agora já é tarde e eu tive um dia muito preenchido que merece uma boa noite de sono...
Amanhã é um novo dia.

quarta-feira, 16 de junho de 2004

vim a casa! 

Olá claritas!
Não sei o que vos hei de dizer...
Estou a ver que isto cresceu muito na minha ausência!
A minha vida tem sido acordar às 10h, pequeno almoço, banhinho, estudar, almoçar, café, estudar, ver um bocadinho do jogo das 17h, estudar, jantar, ver um bocadinho do jogo da noite, café, resultado do jogo, estudar... até às 2h (+/-).
Amanha tenho o de Matemática, e hoje, como queria ver o jogo sem os pessimismos do meu avô (coitadinho, mas já não podia), decidi vir a casa (como um guerreiro que regressa do campo de batalha), ver o jogo, sacar uns exames, espairecer um bocado, dormir na minha camita, e sair fresquinha para um dos exames mais importantes que irei fazer.
Quanto a Portugal... já estou naquela! Se não conseguirmos a vitória, fico a torcer pela Holada!! hehe, eles têm o ar de serem muito simpáticos, e eu simpatizo muito com eles (alguns são bem girinhos! hihi). E vocês?
Gostei muito de ouvir o comentário do Miguel de Sousa Tavares a falar sobre a nossa selecção! muito bem, sim senhora! se ele me tivesse a ver, ter-me-ia levantado e batido palmas! Vocês viram??
O nosso blog está a ser muito visto! Em 1 mês, já recebemos 180 visitantes..... o que é mau! =P (voces percebem porquê, acho) Tem sido muito referenciado no forum do SEBS, já apanhei muitas vezes a minha irmã a lê-lo, mesmo depois de eu ralhar com ela, mas quanto mais se diz que não, maior é a curiosidade para se fazer o contrário! (queria ter dito um provérbio que existe, mas não me lembro dele)
Ah, queria vos ter dito uma coisa qualquer sobre os blogs, essa febre que anda para aí! começámos com o nosso, veio o do SEBS, braga gostou e formou um de Braga, dentro deles formaram um para os Fofos, a minha irmã também já criou um dos chocólicos, até o Padre Abílio tem um! (mas este já tinha, assim como o Enchemos tudo de Futuros)... e eu pensei em criar um de lisboa, mas dei um passo para trás... não sei, mas acho que é melhor sermos fieis a um e não começarmos agora com a mania das grandezas... o que acham? vale a pena?? apesar de só ver lados positivos em haver um de lisboa, continuo com relutância... Maria, tu que já estás a ficar uma expert em HTML, estás à vontade para pegar no de lisboa e desenvolve-lo, convidar pessoas, etc (o ´mais difícil já está feito), se quizeres! Se não fores tu, não sei quem será, pois eu já não o vou fazer. (pede ajuda ao Pedro!)
Lara, ainda bem que te vejo muito entusiasmada com o que estás a fazer! fico muito contente por ti ;)
Maria Lua, isso é que tem sido postar, não é? Como correram as avaliações que ias fazer? Quando acabas o ano?
Maria e Joana, espero que esteja a correr tudo bem! Tranquilizie, ok?
Amélia e Pinheirinha, suas nunca aparecidas! Tss tss... =P
Clarinhas, tenho tido saudades vossas!!! Mesmo muitas =/ Combinamos um jantar?

Um beijinho, boa sorte, bom 'verão'!

PS: gostaria que me respondessem a algumas perguntas que fiz aqui.

terça-feira, 15 de junho de 2004

fui adoptada por galinhas 

Olá lindas... há muito que não escrevo, mas tenho lido várias vezes!

Pois é fui adoptada por uma família de galinahs, vai ser o meu novo trabalho! Não se assutem elas são galinhas mas não são reais são personagens de uma peça de teatro e de um futuro program de televisão e fazem a Família galaró! eu vou desenvolver todo o material necessário para as dar a conhecer a todos os míúdos e miúdas interessados! Estou super entusiasmada e já comecei a fazer coisas giras! se quizerem saber mais sobre o projecto www.galaro.com e tiverem um tempinho no meio do estudo...

beijinhos!
Força Portugal!


segunda-feira, 14 de junho de 2004

Correu bem? 

Olá meninas!!!
Então que tal o primeiro exame? Correu bem? :)
Eu estive o dia todo a estudar na biblioteca da faculdade de direito cá em coimbra, e o estudo rendeu, mas ainda falta um bocado... Há que continuar! Vamos para a frente?
BOA SORTE

Beijo cheio de pensamentos positivos

domingo, 13 de junho de 2004

BOA SORTE! 



um abraço para cada uma de vocês, o exame amanhã vai correr muito bem :)

Wake up dead man, U2 

Jesus, Jesus help me
I'm alone in this world
And a fucked-up world it is too.

Tell me, tell me the story
The one about eternity
And the way it's all gonna be.

Wake up, wake up dead man
Wake up, wake up dead man.

Jesus, I'm waiting here, boss
I know you're looking out for us
But maybe your hands aren't free.

Your Father, He made the world in seven
He's in charge of heaven.
Will you put a word in for me?

Wake up, wake up dead man
Wake up, wake up dead man.

Listen to the words they'll tell you what to do
Listen over the rhythm that's confusing you
Listen to the reed in the saxophone
Listen over the hum of the radio
Listen over the sound of blades in rotation
Listen through the traffic and circulation
Listen as hope and peace try to rhyme
Listen over marching bands playing out their time.

Wake up, wake up dead man
Wake up, wake up dead man.

Jesus, were you just around the corner?
Did you think to try and warn her?
Were you working on something new?
If there's an order in all of this disorder
Is it like a tape recorder?
Can we rewind it just once more?

Wake up, wake up dead man
Wake up, wake up dead man.
Wake up, wake up dead man.

não esquecer de ir votar! 

Mesmo quem ainda não pode, tem que espalhar a notícia, relembrar os mais esquecidos que é importante irem votar...

"Estamos perante um incrível paradoxo: quanto mais poderes tem o Parlamento Europeu, menos as pessoas votam." O desabafo, atribuído a um alto funcionário de Bruxelas, resume perfeitamente o sentimento de alguma frustração comum à maioria dos responsáveis políticos da União Europeia.

Os poderes do PE são hoje muitos, com efeitos directos na vida dos 349 milhões de cidadãos europeus chamados a eleger os seus 732 representantes no único órgão da UE que escolhem directamente. Basta dizer que o PE já tem hoje uma voz tão decisiva como a dos governos nacionais na aprovação da maioria das leis europeias. A nova Constituição aumenta ainda mais esse poder fundamental.

in publico

nós todos somos "os outros" para alguém 




quinta-feira, 10 de junho de 2004

break 

olarilolelas, minhas caras clarinhas!
Após estes dias de estudo intensivo, resolvi vir passar o feriado )ou a última parte dele) a casa. Por incrível que pareça, foram precisos estes anos todos que nunca estudei "como deve ser", para passar a faze-lo, e sem ser com grande desgosto! tou chocada (ah!)
Amanha de manhã volto para os mimos dos meus avós e para as piadas do meu primo. Apesar do meu espaço de dormir não ser lá muito confortável, tou a gostar de lá estar em casa. E sinto também que os meus avós estão muito contentes por nos ter lá! =)
Depois conto promenores ;)

despeço-me aqui até uma próxima oportunidade: beijos para todas, e um especial para a joana pinheiro que fez anos dia 7!!! como se ela fosse algum dia ver isto, mas prontossssss =P

quarta-feira, 9 de junho de 2004

Bom estudo!!! 

Clarinhas, devem estar no universo do estudo e eu quero enviar-vos muita força para tudo. Vai correr tudo bem, estudar é bem divertido e interessante ou não é? :P
Beijo bem disposto

terça-feira, 8 de junho de 2004

vénus a passar pelo sol! 

Vénus é hoje um pontinho preto contra o fundo luminoso do Sol, a partir das 6h20 e até depois do meio-dia- Serão quase seis horas, o tempo da travessia planetária à frente da nossa estrela. Essa travessia, ou trânsito planetário, exemplifica uma das técnicas usadas pelos cientistas na procura de planetas noutros sistemas solares, longe da Terra. Se quiser saber como é, além de assistir a um espectáculo celeste que não é visto desde 1882, e só voltará a ser visível em Portugal em 2117, tem até às 12h26, em Portugal Continental e na Madeira, ou às 11h26, nos Açores.
in público





viram? :)

segunda-feira, 7 de junho de 2004

PARABÉNS À CLARA JOANA PINHEIRO! :) 

PARABÉNS!!!
Uma das nossas clarinhas faz 18 anos!!! É altura de festejar!!:D
Maria,não vou poder ir à reunião amanhã... fiquei de falar ao meu explicador de matemática para ter explicação amanhã à tarde e vou ter que estudar....*****

reunimos amanhã? 

Bonjour! Bongiorno! Goodmorning! Bom dia!

A última semana de aulas começa hoje. Não, não vou acabar já o curso, mas para o ano não vou estar cá por isso aproveito bem estes últimos dias aqui a trabalhar.
Quando começam os exames? Como vão os estudos? Amanhã reunião às 17h?

6 beijos abensonhados

? 

o que viver? o que sonhar? o que fotografar? o que pintar? o que escolher? o que estudar? o que oferecer? o que falar? quando calar? como andar? para onde ir? quando decidir? quando olhar? quando parar? o que pensar? o que riscar? em que rua passar? que sentido? que manhãs? que história? o que mudar? que tempo? quantos números? quando voltar? em que casa morar?





Henri Cartier - Bresson
Aquila degli Abruzi, 1952

arghhhhhhhh!!!!!!! 

Cheguei agora a casinha. Fui de manhã a uma aula extra de matemática sobre complexos. A matéria à qual eu não assisti, portanto, como devem calcular, estive um bocado à nora... mas estava eu a dizer, cheguei agora a casa, a precisar de um pouco de descanso... EIS SENÃO QUANDO...... MANIFESTAÇÃO NA MINHA RUA!!!!! Dezenas de pessoas com apitos a fazerem uma poluição sonora que nem vos digo nada... there goes my will to rest... ai ai...
beijos para todas**********

domingo, 6 de junho de 2004

Vexilologia 


Hoje passei o dia nas compras. Comprei uma bandeira. É bonita, a minha bandeira! Olho para ela... Volto a olhar, numa de verificar. Sim, tem um defeito (agh!).
Esta coisa de comprar cenas a baixo custo é o que dá! =P



Alguêm consegue descobrir o erro?



HISTÓRIA DA BANDEIRA DE PORTUGAL

Conde Dom Henrique (1081-1139)

«De prata, uma cruz, de azul». Esta é a descrição heráldica do escudo do primeiro Rei de Portugal, herdada, segundo se diz, de seu pai, Henrique de Borgonha. Note-se que se trata aqui realmente de um escudo; a heráldica europeia moderna começa justamente pela descrição das vestes e dos escudos dos cavaleiros num torneio, feita por um arauto (herald). Quase certamente, este brasão nunca tomou a forma de uma bandeira, pois estas, muito menos como representação uniformizada e generalizada de um país, ainda não existiam nesta época.



El-Rei Dom Afonso Henriques (1143-1185)

Segundo esta tradição, deu-se então em 1143 «a entrada de um elemento novo na composição do brasão» ... «os besantes ou dinheiros», cujo significado heráldico é o de resgate (pago pela libertação do cavaleiro que os ostentar no seu escudo, certamente não o caso de Ibn Anrik, que nunca caiu nas mão dos mouros...) ou o direito de cunhar moeda (o que se aplica certamente a um recém aclamado rei).





El-Rei Dom Sancho I (1185-1211)

No reinado de Dom Sancho I (1185-1211) aparecem pois as "quinas", escudetes carregados de besantes (círculos), que se dizem representar as cinco chagas de Cristo cruxificado, enquanto que os vinte e cinco besantes, duplicando os cinco do escudete central, representariam as trinta moedas da traição de Judas Iscariotes. No entanto, é certo que os besantes não eram inicialmente cinco em cada escudete, aparecendo mais frequantemente onze. Há mesmo representações alternativas de autenticidade discutível que os mostram em número variável, bem como os próprios escudetes. É igualmente quase certo que este brasão nunca tomou a forma de bandeira.



El-Rei Dom Afonso III (1248-1279)

Não sendo o primogénito de seu pai, Dom Afonso III não deveria usar as armas paternas sem "diferença", de acordo com as práticas heráldicas da época: O seu casamento com Dona Beatriz de Castela influenciou assim a introdução de uma borda vermelha castelada a ouro. O facto de ter sido Afonso III quem conquistou definitiva e completamente o Algarve levou à convicção de que os castelos representavam o dito território, e até, que a cada corresponderia determinado edifício militar daquela zona, uma ideia tão divulgada como errónea, tanto mais que nesta altura o número de castelos ainda era variável, tal como o número de besantes nos escudetes:


De facto, Dom Afonso III usou dezasseis besantes em cada escudete, em vez dos onze habituais, enquanto usou o título de Duque de Bolonha.











El-Rei Dom João, Mestre de Avis (1385-1433)

Aclamado Rei na sequência da crise dinástica de 1383-1385, Dom João, Mestre da Ordem de Avis, introduziu outra alteração de fundo no brasão nacional ao incluir na bordadura as quatro pontas da cruz florida desta Ordem. (Na realidade estas eram já anteriormete as suas armas como Mestre de Avis.) Os castelos continuam em número variável, mas na bandeira (por ser quadrada) são mais geralmente nove, enquanto que os besantes vêm o seu número reduzido, embora ainda não fixado nos actuais cinco. Este é o primeiro brasão do qual se sabe ter sido efectivamante usado como bandeira.



El-Rei Dom João II (1485-1495)

Em 1495, Dom João II, decreta duas alterações importantes na bandeira: Os escudetes são endireitados, ficando todos apontando para baixo, e a cruz de Aviz é retirada. Note-se que nesta bandeira, a última bandeira armorial usada como pavilhão "nacional", os castelos aparecem frequentemente em número de sete, enquanto que os brasões da época e posteriores (e nomeadamente o da bandeira de Dom Manuel I) os têm ainda em número variável.



El-Rei Dom Manuel (1495-1521)

Neste reinado usaram-se já bandeiras rectangulares com um brasão no centro em vez da bandeiras armoriais quadradas, a exemplo das últimas tendências heráldicas europeias. Assim, também a bandeira nacional passou a ser branca com o escudo real ao centro, encimado por uma coroa real, aberta.



El-Rei Dom Sebastião (1578)

Nas vésperas de Alcácer Quibir, mais duas importantes modificações foram feitas à bandeira: A coroa passou a ser fechada, a exemplo de outros monarcas europeus, e o número de besantes em cada escudete e de castelos na bordadura foi finalmente fixado em cinco e sete, respectivamente.



El-Rei Dom João IV (1640-1656)

Com a Restauração, a bandeira foi ligeiramente modificada, ficando o escudo com a ponta redonda, no formato dito português. É também a partir desta data que se inicia a distinção entre armas e bandeira reais e armas e bandeiras do Reino.



El-Rei Dom Pedro II (1667-1706)

Dom Pedro II adapta o brasão às mais recentes modas da sua época, passando a coroa a ter cinco hastes, em vez de apenas três.








El-Rei Dom João V (1706-1750)

Tal como já fizera antes o seu pai, Dom João V vai também ordenar a "actualização" dos ornamentos do brasão, passando a coroa a ser forrada de um barrete vermelho e o escudo terminado em bico contracurvado, no formato dito francês.



El-Rei Dom João VI (1816-1826)

A esfera armilar, um antigo emblema pessoal de Dom Manuel e já usado na bandeira das naus da Carreira do Brasil, foi apropriadamente acrescentada por Dom João IV à bandeira real, para simbolizar o Reino de Portugal e Brasil (decreto de 1816.05.13). sendo a coroa colocada em cima da esfera. Note-se que o escudo volta a ser de ponta redonda, no formato dito português.



Liberalismo (1830-1910)

Com Dom Pedro IV, por decretos da Junta Governativa da ilha Terceira, de 1830.10.18, o fundo da bandeira passou a ser bipartido de azul e branco, prescrevendo o decreto expedido pela Repartição da Guerra áreas iguais para as duas cores, enquanto que o decreto expedido pela Repartição da Marinha prescrevia um terço de azul e dois de branco. «Explica-se a apparente contradição dos dois textos pelo facto de se damnificarem muito, na parte opposta à adriça, as bandeiras dos navios, como, em geral, todas as que fluctuam permanentemente; ao passo que as bandeiras dos regimentos, de fórma quadrada, e raras vezes fluctuantes, se não arruinam como aquellas. A bandeira nacional portugueza, usada pelos navios de guerra e do commercio, assim como pelas fortalezas e estabelecimentos do Estado, é pois, um terço azul e dois terços branco.»


As cores azul e branca haviam sido já decretadas para o laço nacional (cockard) nas Cortes Gerais da Nação em 1821.08.21, baseadas no escudo de Dom Afonso Henriques.
Mais uma vez, a forma do escudo passou de novo a ser em bico contracurvado, no formato dito francês. Note-se que os partidários de Dom Miguel continuaram a usar a bandeira de Dom João VI até 1834.



República (1910)

Após acesa polémica entre os partidários do azul e branco e os do verde e rubro, as cores da bandeira nacional fixaram-se ainda em 1910 (aprovação pelo Governo em 29 de Novembro, ratificada na Assembleia em 19 de Julho de 1911 e publicada no Diário do Governo núm. 150, em Decreto de 30 de Junho de 1911). A bandeira é rectangular (2:3), tal como as suas antecessoras, e bipartida de verde e vermelho, ocupando o verde dois quintos da largura e o vermelho os restantes três. Centrada na divisão, o brasão da República, constituído pelo escudo (de novo em formato "português") sobreposto a uma esfera armilar, cujo diâmetro é igual a metade da altura da bandeira.


vexilologia da bandeira portuguesa, por Antóno Martins

sábado, 5 de junho de 2004

rosa, numa de filosofar (...e atrofiar também) 


Pois foi... e 6 anos passaram! puff, its over.
E agora? Damos o 'pulo do lobo'.
Sem empurrões, ok? Salto por mim.
Não tenho muito tempo para hesitações. Mas afinal, quem o conta? tic-tac-tic-tac

Quando alcancar, alcancei!

acabaram as aulas!! 

Parece mesmo que não dá para acreditar! ao fim de tanto tempo..acabaram as aulas!! Xau liceu...
Ontem fui ao último dia de aulas, fizeram-se algumas despedidas..xii!!À noite,depois do jantar fui ali a baixo ao jardim ao pés da assembleia e estive lá um bocadinho até por volta das dez e um quarto! A minha primeira saída à noite após 5 sextas consecutivas!!lol! Estive a ver o Kill Bill ontem à noite que a clara Rosinha me emprestou porque já não me lembrava muito do primeiro e agora quero ir ver o segundo!! Oh Rosinha, já foste ao cinemas às Amoreiras?? Agora os bilhetes são horrorosos!! São assim um bocado de papel como os deo cort inglés!!!!Estou desiludida!! Nem pensam naqueles que fazem colecção de bilhetes!Acho mal... !!
Um beijo para todas as claras***

sexta-feira, 4 de junho de 2004

Um teste 





Faça você também Que
gênio-louco é você?
Uma criação de O Mundo Insano da Abyssinia



hehehehehehe
Isto foi o que me deu! Teve piada... «um mestre em todos os sentidos»!! sim senhor =)

Eu sei que estes testes são uma poia, que quer deêm uma coisa ou outra, é indiferente!! Mas pronto, achei engraçado este! =P

hallo meninas!!
Antes de mais nada,obrigada por terem cá vindo fazer a reunião!!!Foi óptimo poder vê-las outra vez!=) Ontem e hoje já fui ao liceu de manhã,como eram os últimos dois dias de aulas do ano e de liceu resolvi fazer um esforço para me ir despedir do liceu,dos professores e dos amigos de seis anos! Confesso que fiquei cansada de lá ter estado, mas foi tão bom voltar a ver aquela que já é a minha segunda casa e que não tarda nada vai deixar de o ser! Estes últimos dias são sempre estranhos, parece que o liceu está vazio....andamos todos a destilar pelos cantos e anda tudo com a cabeça em tudo menos nos exames que começam a pouco mais de uma semana! Não fui, nem há hipóteses de ir o Rock in Rio, espero para daqui a três anos e aí, EU VOU!!!lol.É mais frustrante ter tido o bilhete e depois não ir.....tal e qual quando oferecem um doce a uma criança e o tiram logo a seguir! Ainda por cima, nestes dois dias que estive no liceu só ouvia por todo lado a combinarem para irem amanhã!! Daqui a poucos dias começa também o europeu! Parece que o nosso país está em grande, não é? Ouvi dizer que a capital da cultura 2005 vai ser Faro!=)) Portugal!!! =))
Vou começar em força o estudo para os exames, vou ter que deixar dois para a segunda fase, sendo que isso só me faz ter as merecidas férias a partir das 11h horas de dia 19,hora em que termina o meu exame de matemática! Vou ficar com as notas do 2º Período, penso que devo ser a única que já tem a certeza absoluta das notas que vão aparecer na minha pauta na próxima quarta feira!Lol! Quero muito ir à feira do livro, mas não sei se vai dar... está tanto calor e é tão a pique...só fazendo um corredor por dia e eu agora não vou ter disponibilidade para tal...
Maria,fico muito contente por saber que já estás bem melhor do teu pé!!! Boa sorte e força para ti também e para o resto das claras,claro!lol
Muito beijinhos estudiosos para todas*****

Livros! 




LOCAL
Lisboa, Parque Eduardo VII - Pç. Marquês de Pombal

HORARIOS
De 20-05-2004 a 10-06-2004
Segunda a quinta das 16h00 às 23h00
Sexta das 16h00 às 00h00
Sábado das 15h00 às 00h00
Domingo das 15h00 às 23h00

http://www.feiradolivrodelisboa.pt

freq, exames, trabalhos, calor, preguiça 

Depois do descanso do pé voltei inteirinha para a escola, para as 2 últimas semanas de aulas (agora só falta uma). Mas os corredores da faculdade estão cada vez mais vazios de pessoas e cheios de trabalhos prontos para serem avaliados. Chegou o tempo de começar a finalizar as disciplinas, aos poucos, mas ainda com muito trabalho pela frente...! Para a semana, exame de italiano, depois nas 2 outras semanas as três frequências teóricas e a partir de julho as avaliações finais às cinco práticas... Mas ando com uma preguiça tão grande, só me apetece fugir para a praia, para perto do mar... Espero que isto passe rápido, pq tenho que por mãos à obra. Vamos todas ter muita energia para os dias que se seguem não é? Estou a torcer por vocês, claras finalistas...! Não tarda nada estão na universidade!!! :)

Amanhã vou para Montemor, vai haver uma almoçarada com as pessoas do projecto e depois vamos fazer uma reunião para perceber o que vai acontecer.
Como é que querem fazer agora com as reuniões de equipa? Ficam sem aulas hoje, não é? Querem continuar às 3as, mudar p outro dia, combinar de acordo com os programas de estudo...?

Ontem cortei o cabelo, pareço um rapazinho...

Muitos beijinhos carregados de pensamentos positivos...

quinta-feira, 3 de junho de 2004

Exames 

Poisé... "eles andem aí"! A uma semanita dos exames nacionais há que se preparar estas lindas cabecinhas!!
A tensão vai começar a crescer, as olheiras também, o nervosismo e a ansiedade! (bahhh... isto foi só pa vos acalmar um bocadinho ;)
Pois bem, deixo-vos aqui alguns sites úteis para a preparação dos examens e para a candidatura à faculdade:

www.exames.org/apontamentos - os apontamentos essenciais
www.gave.pt - gabinete de exames
www.exames.org - os exames todos, a correcção, os apontamentos, os calculadores de média, calendários, FAQs, e tudo e tudo e tudo
www.acessoensinosuperior.pt - tudo sobre cursos e simulação de candidatura
www.infoforum.pt - todos os cursos, médias, requisitos,...

e se encontrarem mais, por favor contribuam ;)

beijinhos, bom estudo, boa sorte ;)

=/ 

Tou preocupada... acabaram de me por assim, sem eu dar por isso.
Amanhã é o meu último dia de aulas: o último dia em que, oficialmente, estou na mesma escola que os meus amigos. 6 anos vão ficar para trás. Tenho algum medo de começarmos a perder o contacto...
ai ai (grande suspiro!)

quarta-feira, 2 de junho de 2004

ELES VÃO!! 

"eu vou, eu vou ao Euro eu vou"


A Malé (R), o Tiago Wemans (T), a Lara Wemans (L), a Tété, a Margarida, a Leonor (irmãs da Malé), o namorado da Margarida e o João Wemans (da Leonor) ganharam o concurso da Coca-Cola e vão apoiar a Nossa Selecção nos 3 promeiros jogos do EURO 2004.

P.S.: para quem não percebeu logo (como eu!) são a branca de neve e os 7 anões a cantar "eu vou, eu vou..."

terça-feira, 1 de junho de 2004

Dia mundial da criança 


Parabéns à criança que há em cada uma de vocês! (e de mim, já agora ;)

Hoje tive o meu último teste do Secundário!! Física.... acho que nunca um teste de física me correu tão bem =) Agora só faltam os exames, e depois... FÉRIAS!!! hehe

Tenho dado uma vista de olhos por um blog... o alternativo. tá com a sua piada! =)) e tenho passado a vida a ouvir a rádio que lá tem! hehe
Estas coisas de blogs tão a crescer...

Um beijinho!

Rock In Rio 


Poisé... EU FUI!
Dia 30, lá estava eu para um dia inteirinho de concertos! gostei, gostei =)
Apesar de algumas coisas lá que não achei muita piada, tipo o espírito consumista do "EU QUERO!!!", cada vez que se passava por uma das 100 barraquinhas da publicidade que tava a dar uam m**da de um brinde com a marca estampada. Basicamente, o Rock in Lisboa resumiu-se a um espaço apetrechado de publicidade, com alguma música boa à mistura, e onde um pão com chouriço daquele tamanhinho custava 2 Rocks (2 euros, uma forma de 'enganar' as pessoas que pensam que aqueles papelinhos de 1 rock são meros papelinhos, então buga lá gastar!) bah.
-A música que queria ouvir foi Terrakota e Xutos & Pontapés.
-A música que não conhecia muito bem, mas que adorei, foi Foo Fighters e Oficinas de Percursão (uns tipos brasileiros e africanos cheios de garra!)
-A música que me passou ao lado foi Kings Of Leon e Charlie Brown Jr.
-A música que não queria ouvir mas pronto, lá ouvi, foi Evanescence
-A música que não ouvi foi Seether e Angelique qualquercoisa

Foi bom, foi bom!!


Quanto ao sudoeste, já tão confirmados os Air (!!!) e já se ouvem rumores de Manu Chao e Grenn Day (lindooo!!)

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com